Coordenador : Liliane Faria da Silva
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 390187.2199.82542.24022023
Departamento/Setor: MEP
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Contará com a participação dos discentes de graduação, em Enfermagem da UFF, professores disciplina de enfermagem na saúde da criança e do adolescente II, integrantes da equipe de enfermagem do serviço envolvido (enfermeiros, técnicos de enfermagem, pedagogo e terapêuta ocupacional) as crianças e adolescentes hospitalizados, assim como seus familiares.
Local de atuação: Brinquedoteca da Unidade de Internação de pediatria do Hospital Universitário Antonio Pedro. Brinquedoteca da Unidade de Internação e ambulatório de especialidades do Hospital Getúlio Vargas Filho. Salas de espera das unidades de atenção básica do município de Niterói.
Objetivo
Objetivos Geral Assistir à criança e ao adolescente considerando a integralidade da assistência, as particularidades do desenvolvimento infantojuvenil, o uso do lúdico e do brincar como instrumentos facilitadores do cuidado, a educação em saúde e humanização do cuidar. Específicos 1) Identificar, na literatura, os principais procedimentos invasivos e cuidados de enfermagem realizados junto às crianças e adolescentes na assistência à saúde dos mesmos. 2) Preparar material educativos, com uso de lúdico e de brinquedos terapêuticos, para abordagem e orientação da criança e adolescente quanto aos procedimentos invasivos aos quais serão submetidos. 3) Realizar atividades individuais e grupais para educação em saúde junto às crianças e adolescentes com uso de brinquedos para orientá-los e prepará-los para os procedimentos aos quais são submetidos. 4) Discutir junto aos discentes a repercussão das atividades de educação em saúde desenvolvidas junto às crianças e adolescentes para o processo de formação acadêmica.
Resumo
A necessidade de atendimento à saúde da criança e do adolescente pode ser uma experiência estressante que envolve necessidade de adaptação às várias mudanças que acontecem no seu cotidiano. Os profissionais envolvidos no cuidado precisam buscar recursos para ajudá-los, respeitando o nível de desenvolvimento e linguagem. O brincar e a ludicidade são importantes para crianças e adolescentes, e a equipe profissional deve reconhecer essa necessidade, propiciar meios para sua realização e incorporá-la ao cuidado. Durante nossas atividades do ensino teórico prático da disciplina Enfermagem na saúde da criança e do adolescente II, na unidade de internação pediátrica do HUAP e do Hospital Getúlio Vargas Filho, observamos que ainda não existe atividade voltadas para orientação e preparo das crianças e adolescentes hospitalizados para procedimentos aos quais são submetidos. A mesma situação acontece nas unidades de atenção básica, quando há necessidade de injeções intramusculares, subcutâneas, curativos, entre outros procedimentos. Desta forma, encontramos o ambiente propício para investir no uso do lúdico e dos brinquedos terapêuticos, com a expectativa, de formar futuros profissionais enfermeiros mais sensibilizados para assistir à esses indivíduos no ambiente hospitalar considerando a integralidade da assistência, as particularidades do desenvolvimento infantil e juvenil, o uso do brincar como instrumento facilitador do cuidado, da educação em saúde e humanização do cuidado. Realizaremos atividades em grupo com as crianças e adolescentes, com a participação dos docentes e discentes da graduação em Enfermagem da UFF, profissionais do serviço e familiares, no ocasião serão utilizados brinquedos terapêuticos e outros recursos lúdicos.